SONS DA MONTANHA - ARQUIVO SONORO DE SÃO MARTINHO DE ANTA APRESENTADO NO ESPAÇO MIGUEL TORGA

 

Decorreu no passado sábado, 20 de maio, no Espaço Miguel Torga, a apresentação do projeto "Sons da Montanha - Arquivo Sonoro de São Martinho de Anta (a partir de Miguel Torga)", da autoria do paisagista sonoro Luís Antero.



Este projeto, traduzido num arquivo com cerca de 700 minutos, e que ficará disponível no Centro de Documentação do Espaço Miguel Torga, e brevemente disponível também online, no site do Espaço, é um registo para memória futura, e que retrata o bucolismo que ainda existe e persiste em São Martinho de Anta, mas igualmente os sons do presente, do quotidiano da aldeia, matéria identitária do lugar sonoro São Martinho de Anta. Esta é também uma homenagem do próprio Espaço, não apenas à obra do escritor, mas também a todas as gerações que marcaram a história desta localidade, e do seu património cultural imaterial.



A apresentação, através de um concerto de olhos vendados, convidou os espectadores, exclusivamente através dos sons, a imaginar as vivências diárias de um dos maiores escritores portugueses.