
Nx Ciência às 5 | Prof. António Coelho - FEUP
05 novembro | 17h00 | Nx Ciência às 5 | Prof. António Coelho - FEUP | Espaço Miguel TorgaEntrada livre
sinopse:
“Esta palestra explora o papel dos jogos digitais e dos ambientes imersivos, como as realidades virtual e aumentada, no ensino. Partindo de princípios pedagógicos como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos, serão discutidas as formas como estas ferramentas podem aumentar o envolvimento e a motivação dos estudantes, favorecendo competências essenciais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a colaboração. Ao longo da sessão, serão apresentados exemplos práticos de utilização de jogos sérios, simulações e experiências imersivas aplicadas em diferentes áreas curriculares. Será dado destaque à capacidade destas tecnologias de proporcionar vivências que transcendem a sala de aula tradicional, tornando possível experimentar fenómenos complexos ou situações distantes no tempo e no espaço.
A palestra convida os docentes a refletirem sobre como os jogos e os ambientes imersivos podem ser aliados estratégicos no ensino secundário, tornando a aprendizagem mais significativa, envolvente e alinhada com as realidades digitais do século XXI.”

