
Jaime Neves homenageado em S. Martinho de Anta
Promovida pela União das Freguesias de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães, com o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa, decorreu na tarde de 25 de Novembro uma homenagem ao Major General Jaime Neves, militar ligado a um dos momentos mais importantes da consolidação da democracia em Portugal registado há 40 anos.
Cerca de 150 pessoas associaram-se às cerimónias, sendo o seu nome atribuído a uma rua de Anta, sua terra natal.
Neste acontecimento estiveram presentes familiares do homenageado, nomeadamente a viúva Delfina Neves e o filho Filipe Neves, várias associações de Comandos, representante do Estado-Maior do Exército e o RI 13, outras autoridades militares, autarcas, várias associações de Comandos, Liga dos Combatentes e amigos.
A homenagem iniciou-se com uma celebração eucarística na igreja paroquial de S. Martinho de Anta, seguindo-se no cemitério local, uma evocação aos militares mortos. Depois, foi descerrada na artéria principal de Anta a placa que identifica a rua com o seu nome. “Um ato de gratidão da população e que serviu para perpetuar a figura importante militar de um filho da terra”, como disse na altura o Presidente da União das Freguesias de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães, Luís Goncalves.
No auditório do Espaço Miguel Torga, decorreu depois a conferência sobre o Major General Jaime Neves, focalizada na sua vida militar e no seu papel no 25 de Novembro. Fizeram parte do painel de oradores, o Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Marques, o Padre Abel Matias que enalteceu os valores patrióticos do homenageado, Tenente Coronel Florindo de Morais, que reportou pormenorizadamente a ação decisiva de Jaime Neves no teatro de operações e Luís Gonçalves que deu as boas-vindas ao público presente.
O Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa considerou a homenagem como um ato simbólico de reconhecimento a uma figura brilhante de grande sentido patriótico que honra o concelho, pródigo em dar ao Mundo figuras universais. Na sua intervenção, o Dr. José Marques salientou a vocação do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro, espaço interpretativo e de pesquisa militar, instituição que segundo o mesmo poderia desempenhar um papel importante na divulgação e conhecimento do percurso do Major General Jaime Neves como elemento dos Comandos.
Jaime Alberto Gonçalves das Neves nasceu em Anta, freguesia de S. Martinho de Anta em 24 de Março de 1936 e viria a falecer em Lisboa em 27 de Janeiro de 2013. Dos vários galardões recebidos no âmbito da sua carreira militar, distinguiu-se a condecoração em 1995 pelo então Presidente da República, Mário Soares, com a medalha de grande-oficial com Palma, da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.