
Comemorações dos 20 anos sobre a morte de Miguel Torga
O auditório do Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta, foi na tarde do último sábado, 24 de Janeiro, o local da apresentação pública do livro “Negrilho- Homenagem a Miguel Torga” escrito pela professora Maria da Assunção Anes Morais.
Na presença de mais de uma centena de pessoas oriundas do concelho e dos mais variados pontos do País, a cerimónia contou entre outras pessoas, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Marques, do Presidente da União das Freguesias de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães, Luís Gonçalves.
A obra de Maria da Assunção Anes Morais possui 360 páginas e reúne uma compilação de 37 colaboradores, com 36 artigos de temática variada. Os textos e reflexões/análises abordam vários temas torguianos e sobre diferentes perspetivas das obras do Escritor de Novos Contos da Montanha. Alguns deles desconhecidos até então, chegando a autora a considera-los como “pequenos tesouros escondidos”.
Após, Luís Gonçalves, ter dado as boas vindas aos presentes, o Presidente da Camara Municipal de Sabrosa, realçou a obra lançada, nomeadamente a sua ligação a passagem dos 20 anos sobre a morte de Miguel Torga, realçando o conteúdo e mensagem que transmite o próprio livro, transformando-se também numa “justa homenagem” ao escritor.
O Dr. José Marques, enalteceu igualmente a importância do Espaço Miguel Torga como polo importante cultural no assumir ao nível da interpretação, aprendizagem, reflexão e conhecimento da vida e obra do escritor, um papel único na região e no País. Salientou ainda que ao longo do ano, estão previstas mais atividades evocativas da efeméride que se assinala.
No decorrer do lançamento deste livro, foram declamados e musicados alguns excertos de obras de Miguel Torga, por António Sousa, Ivo Machado e Carlos Carneiro.
Este evento cultural de cariz torguiano foi organizado pela União das Freguesias de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães, Câmara Municipal de Sabrosa e Espaço Miguel Torga.