
III Encontro da Rede Mundial das Cidades de Magalhães
No segundo dia de trabalhos da 3ª reunião mundial das cidades da Rota de Magalhães a decorrer em Sabrosa, os participantes e representantes desta rede ouviram o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira, garantir o apoio do governo português à RMCM e à sua candidatura a património imaterial da UNESCO.
Depois da sessão de apresentação e boas-vindas de todas as cidades e países representados, feita pelas intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques, do Presidente da Rede e Alcalde de Sevilha e do representante do governo, na presença de entidades oficiais e convidados, os cerca de 120 participantes sentiram o apoio inequívoco à Rede Mundial das Cidades de Magalhães. Ouviram o representante do governo garantir o apoio do governo português à rede e ao seu futuro como candidata a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e elogia Sabrosa e o seu Presidente considerando-o um embaixador Luso de excepção, sublinhando que este projecto de interesse nacional e internacional está acima de cores partidárias.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, sublinhou o facto da necessidade de valorizar a história em cada país e no mundo, neste tempo em que história e factos excepcionais como a viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães dão uma dimensão e escala diferente, com vista a um novo futuro, garantindo o total envolvimento do Município de Lisboa neste projecto. Da mesma forma, o representante da CCDR-N, ON2, João Marrana considerou esta uma experiência inovadora, um processo de aproximação cultural e económica das regiões que integram a RMCM na qual a CCDR-N está empenhada em colaborar activamente.
Um projecto de cooperação para discutir o futuro
Da parte da tarde reiniciaram os trabalhos de apresentação de um projecto de intenções para a acção da rede no futuro, resultado de um trabalho de cooperação entre o Município de Sabrosa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentado e comentado pelo Professor Artur Cristovão da UTAD, pelo Presidente da Câmara de Sabrosa e pelo Investigador José Manuel Nuñez, contando com a participação de todos os presentes e seus contributos para o futuro.
“A cápsula do tempo”
Depois da assinatura protocolar dos estatutos e acta de fundação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães e animados com a união gerada e apostada na continuação da rede para além das comemorações dos 500 anos da viagem (2019 – 2022), todos assinaram a homenagem hoje feita a Magalhães, num “pergaminho” assinado por todos e colocado numa cápsula de aço que foi emparedada e tapada com cimento na base do monumento a Fernão Magalhães, para ser eternizado este encontro no tempo.
Inaugurado Espaço Magalhães
Fica no rés-do-chão das Piscinas Municipais Rosa Mota, que também marcou presença no encontro. Entra-se pelo mar adentro! Num espaço cheio de mar e caravelas, com a simulação da Trinidad a receber-nos, onde podem simular-se tempestades e ventos, noite e dia, o estreito de Magalhães em ecrãs animados e o orgulho de se estar na terra de Magalhães percebe-se no olhar das pessoas e que só vendo se pode sentir. Um projecto vanguardista com o desenho do arquitecto Rámon Caus.
Amanhã este evento continua com destaque para as palestras de Laurence Bergreen, autor do famoso livro “Para Além do Fim do Mundo” , e do investigador José Manuel Nuñez sobre Fernão Magalhães. A comitiva visitará ainda a aldeia vinhateira de Provezende e viajará de barco no rio Douro ao longo da principal mancha da Paisagem Património Mundial da UNESCO.