FLiD - Festival Literário Douro | 7ª Edição

A 7.ª edição do FLiD – Festival Literário Douro aconteceu no Espaço Miguel Torga, nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2025, um tributo à literatura, à arte e à memória de Francisco Guedes.
 
A edição deste ano do FLiD, que encerrou no dia 10 de maio com o concerto de JP Simões, ficou marcada por vários momentos de música, teatro, cinema, convívio e debate, em que a literatura e a arte foram sempre o foco principal.
 
A sessão de abertura teve lugar no dia 8 de maio, pelas 18h00, no Espaço Miguel Torga, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, do Diretor do Espaço Miguel Torga, João Luís Sequeira, e do artista Manuel João Vieira, que inaugurou a sua exposição “Viagens na Minha Terra”.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, esta edição representa a continuidade de um evento muito importante a nível cultural para o concelho, um marco cultural da Região, destacando-se pelo seu caráter peculiar e por um programa de elevada qualidade. Homenageou Francisco Guedes, programador do Festival Literário Douro, desde a sua criação, que recentemente faleceu, deixando um legado de dedicação e paixão pela literatura.
Ao longo dos três dias, foram abordadas diversas temáticas pelos escritores presentes nesta 7.ª edição, que atraiu ao Espaço Miguel Torga muitos amantes da literatura, para conversas e apresentações de livros.
Da programação, destacam-se as três mesas de debate com temáticas variadas e a inauguração da exposição “Viagens na Minha Terra”, de Manuel João Vieira, que reúne uma coleção de obras do artista.
Entre 8 e 10 de maio, realizaram-se ainda dois momentos de música e teatro: a interpretação de Ángel Fragua, com a peça “Stand Down”, baseada em dois contos de Félix Albo, e o concerto de JP Simões, “JP Simões canta José Mário Branco”.
No âmbito da iniciativa “As escolas no FLiD”, no dia 9 de maio, os alunos do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, de Vila Real e Agrupamento de Escolas Miguel Torga, de Sabrosa, tiveram oportunidade de conversar com o escritor Ondjaki.
O dia de encerramento ficou marcado pelo concerto de JP Simões, no qual apresentou canções do seu último trabalho discográfico, “JP Simões canta José Mário Branco”. JP Simões, foi acompanhado pela guitarra de Nuno Ferreira, a percussão de Ruca Rebordão e o contrabaixo de Pedro Pinto.
Ao longo dos três dias de festival, decorreu ainda uma feira do livro, na qual participaram, a livraria Branco, da livraria Traga-Mundos e da Livros e Narrativas. O Festival Literário Douro foi organizado pelo Espaço Miguel Torga e pelo Município de Sabrosa, com entrada livre.